
Espécies Nativas

Ipê Amarelo do Cerrado
Características: Árvore de médio porte, 4 a 8 metros de altura, em geral com tronco tortuoso e de casca grossa, características de árvore do Cerrado. Folhas digitadas com cinco folíolos, mais duros e coriáceos. As flores são amarelas em cachos.

Jatoba
Características: Árvore de grande porte, 15 a 30 metros de altura. Tronco liso meio avermelhado. Madeira pesada. Folhas compostas de dois foliolos lisos e brilhantes, de 6 a 12 cm. Flores pequenas, brancas com partes marrom. Fruto em torno de 20 cm, com casca dura, marrom e aspera, que se quebra com certa facilidade.

Jequitiba
Características: Árvore de grande porte, 30 a 40 metros de altura. Folhas simples, lisas, 6 a 12 cm, floração discreta, quase imperceptível. Fruto cápsula de 8 a 10 cm, que quando maduro solta a tampa liberando sementes aladas de 4 a 5 cm.

Bacupari
Características: Árvore de médio a grande porte, até uns 18 metros, porte ereto, folhas simples sempre em pares, lisas, duras. Fruto redondo 5 cm de diâmetro, amarelo quando maduro, com uma única semente coberta por uma fina polpa comestivel, um tanto ácida, apreciado pela fauna.

Baru
Características: Esta planta imponente, com copa densa, pode alcançar mais de 20 metros de altura e seu tronco chega até 70 cm de diâmetro. O seu fruto é protegido por uma dura casca e, no interior, encontra-se uma amêndoa de sabor parecido com o do amendoim, de alto valor nutricional e muito apreciada.

Olho de Cabra
Características: Árvore de médio porte, de 15 a 20 metros, em geral bem copada, a não ser quando ocorre no meio da mata fechada. Folhas compostas pinadas, 11 folíolos duros, de 15 cm. Floração rosa e roxa em cachos. Fruto vagem curta de 6 cm, com uma a três sementes. A semente dura de 1,5 cm é muito bonita, em duas cores, vermelho e preto.